“A liberdade de expressão é um dos direitos constitucionalmente previstos mais importantes conferidos a todos nós, cidadãos e cidadãs. Garante ele que possamos nos manifestar livremente. Podemos publicamente apoiar ou criticar autoridades públicas, podemos livremente produzir conteúdo artístico e cultural, podemos cantar, nos reunir e sair às ruas para defender aquilo que para nós é importante ou manifestar nosso descontentamento perante o que nos desagrada. Podemos escrever, gravar vídeos, fazer publicações em redes sociais, iniciar campanhas e manifestos. Podemos quase tudo. O limite, e esta é a régua constitucional, é a Lei. O limite da liberdade de expressão é e sempre será o limite que a lei impõe.

Sob o confortável e muitas vezes covarde ambiente virtual, vimos nos últimos tempos em nosso país reputações serem destruídas, narrativas serem criadas e notícias sabidamente falsas circuladas para milhões de pessoas.

Felipe Neto é um comunicador; se comunica de várias formas, e nas mais variadas plataformas. Seja em vídeos de entretenimento em seu canal do Youtube, que hoje conta com mais de 39 milhões de inscritos, como também em outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter. Neste último, especificamente, Felipe vem desde um passado recente se posicionando, tendo garantido seu livre exercício da liberdade de expressão, nos mais variados temas que a ele parecem relevantes. São pautas voltadas ao combate ao racismo, ao machismo, à violência, pautas de inclusão social, de garantia de direitos básicos às minorias e, inclusive, manifestações de oposição ao atual Governo Federal.

O cidadão Felipe Neto tem o direito, como todos nós temos, de se posicionar. Concordemos ou não com suas manifestações e posições, fato inconteste é que está ele protegido por nossa Constituição Federal.

Todos, ao assumirmos publicamente nossas posições, certamente estamos fadados a críticas, questionamentos e debates, muitas vezes acalorados. O que não podemos jamais admitir é que, sob o pretexto de contestar o posicionamento de alguém, se cometa um crime.

É aí que mais uma vez aparece nossa régua constitucional. Criticar e não concordar com o posicionamento do comunicador Felipe Neto é um direito tão garantido quanto o dele de se posicionar. Mas da crítica para a prática de um possível crime temos um salto extremamente perigoso a se dar. E é por isso que nós, instituições, associações e organizações abaixo assinadas, nos posicionamos neste momento.

Nos últimos dias pudemos observar a intensificação de uma campanha organizada e estruturada contendo informações comprovadamente falsas, com o intuito de prejudicar a imagem de sua pessoa. Mais do que isso, algumas informações circuladas em redes sociais e aplicativos de mensagens contém frases e posicionamentos atribuídos a Felipe Neto sem que ele em momento algum os tenha manifestado.

A intenção desta campanha difamatória ultrapassa, e muito, os limites da crítica, os limites protegidos pelo constitucional direito de se expressar, ao atribuir a Felipe Neto ações que inclusive podem constituir a prática de crimes.

A título de exemplo, e por mais que o uso desses exemplos possa causar repulsa, vem sendo atribuída ao comunicador as frases: “Criança é que nem doce, eu como escondido” e “A culpa da pedofilia é dessas crianças gostosas”.

Não pode haver, sob um regime democrático, e em um ambiente que se respeite as regras de um Estado Democrático de Direito, a produção deste tipo de conteúdo sabidamente falso com o fim de macular a imagem de alguém.

Portanto, nós, abaixo assinados, muito mais do que apoiar, e fazer valer o direito conferido a todos nós de livre manifestação, alertamos para os perigos da divulgação de falsas e fraudadas informações com quaisquer que sejam os seus objetivos.

Somos ainda uma jovem democracia e precisamos aprender a respeitar opiniões contrárias e que, ao divergir delas, o façamos com o mais intransigente e absoluto respeito às leis. Não há posicionamento suficientemente contrário àquilo que parte da população pense que justifique uma estratégia tão vil e ilegal na tentativa de se atingir a honra e respeitabilidade de um cidadão.


As 37 “entidades” são:

342 Artes
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
ABJD – Associação Juristas pela Democracia
ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
AJD – Associação Juízes para a Democracia
Aliança Nacional LGBTI +
Amarc Brasil – Associação de Rádios Comunitárias
Artigo 19
Associação Quatro Cinco Um
BASTA!
CAUSE
Centro Acadêmico 22 de Agosto – Direito PUC/SP
Centro Acadêmico XI de Agosto – Direito USP
Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé
Direitos Já!
Esporte pela Democracia
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Fórum pela Democracia
IAB – Instituto de Arquitetos Brasileiros
IBIDEM – Instituto Beta. Internet & Democracia
IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa
Instituto e Se Fosse Você?
Instituto Igarapé
Instituto Vladimir Herzog
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife
Movimento Agora
Movimento Estamos Juntos
Movimento Literatura e Liberdade
MST- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Observatório de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Política Viva
Prerrogativas
Redes Cordiais
SASP – Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo
UBE – União Brasileira de Escritores
UNE – União Nacional dos Estudantes”


Entidades ou clubinhos de esquerda?

  1. José Iris Neves says:

    É inadmissível apoiar Felipe Neto pois não é exemplo a ninguém. Sendo assim, ele tem o direito de manifestar,sou contra a influência tão imoral que esse cara leva para sociedade.

  2. Maria de Fátima says:

    É triste saber que um depravado deste com uma mente “deturpada “dos valores morais embustido de uma falsa moralidade ,tenha tantos seguidores!que país é esse,que gente é essa!!

  3. Ana Teresa says:

    Onde estavam toda essa esquerdalha hipocrita e nojenta quando a liberdade de pessoas apoiadores do Presidente Bolsonaro foi tirada e presas????

  4. Josiah Leonardo says:

    Apoiam todo tipo de imorealidade e não tem o mínimo respeito pelas crianças. São tão criminosos quanto esse inFeliz.

  5. Dia Smaidi Franchini says:

    Bandalheira completa. A liberdade de expressão com 2 pesos e 2 medidas. STF deveria bloquear também todas estas contas apoiadoras.

  6. Ernani Sena says:

    Entidades, liberdade de expresao???? Nao vi nehuma das entidades falar, expor, ou citicar o STF pelos absurdos contra jornalistas profissionais. Sem Duvida uma vergonha. Vergonha nacional

  7. Marcos says:

    Bem, não li e não perderei tempo em ler.
    Opiniões contrárias as de vocês é simples:
    Sou brasileiro nato e mais que tudo patriota. Busco no meio social a boa aceitação familiar e preservação da minha família.
    E sou contra tudo e todos que tentam acabar com com o bem maior que, FAMÍLIA.

  8. Edenilsom says:

    Porque a regra de democracia só vale pra ele e as pessoas que foram censuradas nas redes sociais com a desculpa fajuta de fake news da qual nao ė
    prevista na constituição que ele tambem defende nao merecem ser defendidas por está “entidades”?A constituição não é para todos ou serve somente para um grupo seleto?

  9. Waldyr says:

    Essa lista é um verdadeiro “lixão”, só tem o que pode, um dia ter prestado, mas, HOJE, não presta, a não ser para ser descartado.

  10. Denise Bodenmann says:

    Não vi essa gente se manifestando à favor do jornalista de verdade, q foi preso injustamente. Eu sinto uma vergonha alheia imensa de ler o q eu li. E fico aqui me perguntando, como deixaram chegar à isto que temos o desprazer de ver atualmente. A esquerda realmente conseguiu destruir o País por completo. E eu sinto muito por isso! Q Deus tenha piedade deste país.

  11. A liberdade de expressão aplica-se apenas a esquerdistas com sua moral, valores e ações deturpadas por sua ideologia nefasta! Quero meus netos longe dessa figura bizarra e maliciosa!!!!

  12. Cesar Romero Galardo says:

    Em princípio causa preocupação, pois parece que neste país só tem comunista.
    Mas graças ao bom Deus a reação das pessoas de bem, está dando muito certo, vide aparecerem vozes como da senhora e demais parceiros desta empreitada de salvação nacional anti comunista.
    Obrigado por existir.
    Um forte abraço e que DEUS lhe proteja e continue lhe dando tanta coragem.

  13. Rosa Monteiro says:

    Simplesmente patético o “manifesto” é considerando que a esquerda mente sempre mais e sempre , duvido até que realmente algumas dessas instituições tenham assinado esse ridículo manifesto em favor de um moleque alcoólatra e drogado, com cérebro de ameba e boca suja.

  14. Sergio Antunes says:

    Para os esquerdistas tem que haver a liberdade de expressão, mais quem está a favor do governo federal essa prerrogativa e nula, sob pena de prisão, rede social bloqueada, e mais algumas arbitrariedade cometida pela nossa corte suprema!!!
    Dois pesos duas medidas!!!

  15. Raquel says:

    Todas entidades defensoras da esquerda e do projeto de poder dela. Felipe Neto é o novo garoto propaganda de Soros e seus aliados.

  16. Edir Honório de Barros says:

    …enquanto essa escória da mídia fala o que quer, inclusive no tocante a crianças, o brasileiro mortal não pode falar nada, que o Moraes prende. Por outro lado, algumas instituições alí parece-me que foram colocadas a revelia.

  17. Arésio Leonel de Souza says:

    SÓ QUERO FAZER UMA PERGUNTA:
    QUAL DESSAS ENTIDADE SE POSICIONOU CONTRA O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAIS QUANDO ESTE MANDOU PRENDER UM JORNALISTA POR EMITIR SUA OPINIÃO?

  18. Marcelo Jerônimo says:

    Bom, que dessa forma já se encontram identificadas algumas das principais entidades comunistas, que devem ser foco de severa investigação e desarticulação, verdadeiros desagregadores de valores de uma sociedade organizada …

  19. Carlos Evangelista says:

    OAB defende o Felipe Neto e se cala contra as arbitrariedades do STF? Quem deu carta branca .. CADE OS CONS3LHOS FEDERAIS E ESTADUAIS?

  20. a que mais uma vez aparece nossa r gua constitucional. Criticar e n o concordar com o posicionamento do comunicador Felipe Neto um direito t o garantido quanto o dele de se posicionar. Mas da cr tica para a pr tica de um poss vel crime temos um salto extremamente perigoso a se dar. E por isso que n s, institui es, associa es e organiza es abaixo assinadas, nos posicionamos neste momento.

  21. Divina Melati Tomaz says:

    Grupinho não! Uma máfia siciliana e um pouco mais. Absurdo. Acorda Brasil.
    ESQUERDA Maldita.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>