Passo a passo para protocolar Habeas Corpus no STF

PROTOCOLO DE HC NO STF

  • O Habeas Corpus (HC) é a ação constitucional contra restrições indevidas ao direito de ir e vir. Trata-se de medida ampla e democrática: com ele qualquer pessoa pode recorrer à Justiça, sem o intermédio de advogado ou computador; basta que seu autor aponte a ilegalidade do ato praticado e a autoridade que a determinou. O Supremo Tribunal Federal (STF) é a última instância para julgamento de pedidos de HC.

  • Desde agosto de 2010, o HC é das novas classes processuais que serão ajuizadas exclusivamente por meio eletrônico. Contudo, essa obrigatoriedade de apresentar a petição via internet só existirá nos casos em que houver a mediação de advogado.

  • A Central do Cidadão e de Atendimento, que funciona dentro do STF, chega a transformar cartas – muitas delas escritas à mão por presos ou seus parentes – em processos, quando estão presentes os requisitos necessários para seu julgamento.

  • Nos demais casos, os pedidos são encaminhados às Defensorias Públicas ou ao tribunal competente para seu julgamento. Em todos os casos, a Central realiza acompanhamento de todos os pedidos, comunicando ao autor seus desdobramentos. 

  • Ao chegarem no STF em meio físico, estes habeas corpus serão digitalizados (escaneados) e passarão a tramitar por meio eletrônico como qualquer outro processo.

  • Para quem não mora em Brasília, o STF também disponibiliza o encaminhamento de HC por meio de fax do seu Protocolo Judicial.

Os números são: (61) 3217-7921 ou (61) 3217-7922.

Importante: É necessário ligar no telefone (61) 3217-3623 (Horário: 11h às 19h) para confirmar se o documento foi recebido pelo STF.

Para os advogados que nunca peticionaram eletronicamente junto ao STF, segue o passo a passo abaixo, de forma simples, para compreensão.

 

  1. O que é e-STF?

Programa que possibilita o envio de petições iniciais ou incidentais, eletronicamente, mediante acesso ao portal do STF.

 

  1. Certificado Digital

Para utilizar o serviço de peticionamento eletrônico, é necessário possuir certificação digital vinculada à cadeia ICP-Brasil. O certificado digital, na prática, equivale a uma carteira de identidade virtual. Ele contém, como outros documentos, dados do seu titular, tais como nome, identidade civil e e-mail, além do nome e e-mail da autoridade certificadora que o emitiu. É por meio dele que as assinaturas digitais são certificadas.

A assinatura digital é, pois, correspondente à assinatura manuscrita: ela tem por função comprovar a autoria de determinado conjunto de dados, que, no caso do processo eletrônico, são as peças e documentos que o instruem.

A lista das autoridades certificadoras, entre outras informações, está disponível em www.iti.gov.br.

  1. Credenciamento no portal do STF: “e-STF”

Após obter o certificado digital, poderão peticionar e/ou ter acesso aos autos aqueles que se credenciarem no portal do STF. Tal credenciamento visa, tão só, a identificar os interessados que farão uso do meio eletrônico, sejam eles advogados ou não.

  1. Para Peticionar

Após realizar o credenciamento, com o certificado digital conectado ao seu computador, clique em [Peticionar agora] e siga os passos indicados no Peticionamento Eletrônico.

Caso o advogado ainda não seja cadastrado, o credenciamento será solicitado no primeiro acesso ao sistema. 

As peças essenciais da respectiva classe processual (ADI, ADC, ADO, ADPF, RCL, PSV, AC, AR, HC, MS, MI, SL, SS ou STA) e documentos complementares devem ser carregados da seguinte forma, sob pena de rejeição:

  1. a) em arquivos distintos de, no máximo, 10 MB (dez megabytes);
  2. b) na ordem em que devam aparecer no processo;
  3. c) nomeados de acordo com a regulamentação própria;
  4. d) em formato PDF “Portable Document Format”, previamente assinados por meio de um assinador confiável (pode ser feito pelo próprio ADOBE), antes de serem vinculados ao sistema de Peticionamento Eletrônico e
  5. e) livres de vírus ou ameaças que possam comprometer a confidencialidade, disponibilidade e integridade do Portal do STF.


1 comentário em “Passo a passo para protocolar Habeas Corpus no STF”

  1. Marcelo Berteli

    Vish então quer disser que só advogados pode peticionar HC por meio eletronico?
    ou qualquer pessoa pode também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.