Quando a lei é IGNORADA, instaura-se a BARBÁRIE.


Como fiel defensora da democracia e da liberdade nas minhas dezenas de anos de vida pública, começo repudiando os atos de vandalismo e depredação do patrimônio público e os ataques a policiais ocorridos nesse último, domingo dia 08/01/23. Não pregamos a violência e eu tenho sido uma voz recorrente na defesa das leis, dos direitos humanos e das garantias fundamentais.

Ocorre que há anos estamos vivendo sob os desmandos de inquéritos ilegais e inconstitucionais, sob o arbítrio de autoridades que não respeitam as leis e a Constituição Federal e, recentemente, o povo brasileiro foi submetido à soltura de um ex-presidente condenado, agora “descondenado”, e a uma série de manobras para que ele pudesse concorrer ao cargo de Presidente da República até que, finalmente, subisse a rampa.

A falta de autoridade moral do referido mandatário gerou um sentimento de inconformismo em pelo menos metade da população, o que foi agravado pelo discurso revanchista que leva a crer que o atual governo não deseja a pacificação, ao contrário, prefere governar apenas para a parcela alinhada da população e utilizar a máquina para perseguir adversários políticos, tudo sob os aplausos da mídia conivente.

Ao mesmo tempo, a escalada de violência contra críticos da volta de Lula ao cenário político e dos inquéritos ilegais do STF e a censura a jornalistas, políticos, pessoas do povo em geral, pelo simples fato de apoiarem o ex-presidente Bolsonaro, aumentaram a sensação de revolta em boa parte da sociedade.

Os atos de vandalismo devem ser rechaçados, investigados e punidos, nas pessoas de seus autores, na forma da lei.
A narrativa dominante, contudo, tem sido a de se responsabilizar e punir não só o ex-presidente Bolsonaro, seus apoiadores, bem como todas as pessoas que estavam se manifestando na tarde de domingo 08/01, ainda que pacificamente, ao arrepio das regras e garantias de direito penal.

Até mesmo o Governador do DF, recém reeleito em primeiro turno, foi afastado por despacho do ministro que conduz os inquéritos ilegais, em desconformidade às regras de competência previstas na CF. O Governador do DF só pode ser julgado nos crimes comuns pelo STJ (art. 105, CF) e nos crimes de responsabilidade pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ainda segundo a narrativa criada, os atos desastrosos e criminosos legitimariam os abusos e perseguições impostas aos adversários políticos do atual governo, como os inquéritos das Fake News, dos atos antidemocráticos, das milícias digitais, os atos de censura, bloqueio de redes e de contas bancárias, quebras de sigilo bancário e telemático, cancelamento de passaportes, prisões sem prazo, dentre outros. Discordo com a mesma veemência com que repudio os atos de vandalismo.

Registro, ainda, que os mesmos que clamam pela punição exemplar dos criminosos antidemocráticos defenderam atos semelhantes em 2013 e 2017, quando a violência partiu da esquerda. O atual ministro da Justiça, Flavio Dino, festejou tais atos dizendo que “hoje a voz do povo se fará ouvir” e não deu “um pio” quanto aos atos de vandalismo então ocorridos.

Como bem lembrou o jornalista Claudio Humberto em sua coluna, filas de deputados do PSOL e do PT se formaram para soltar vândalos presos ao argumento de que as manifestações eram atos democráticos.

Hora de buscarmos urgentemente reverter tal quadro de descrença, o que só poderá ser feito pelo resgate das instituições hoje tão desacreditadas pelo povo brasileiro. O Congresso Nacional deve assumir a sua responsabilidade. Já passou da hora.

Diante de tudo isso, ressalto a importância de uma direita unida e coesa, que faça uma oposição inteligente e estratégica nos próximos anos, seguindo vigilante para garantir a implementação de políticas econômicas responsáveis, para fiscalizar a utilização dos recursos públicos e para assegurar o respeito ao equilíbrio entre os Três Poderes e aos princípios da República.


16 comentários em “Quando a lei é IGNORADA, instaura-se a BARBÁRIE.”

  1. O Governador do DF só pode ser julgado nos crimes comuns pelo STJ (art. 105, CF) e nos crimes de responsabilidade pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. ótimo ponto.

  2. Concordo com você! Mas a grande culpa da situação ter chegado a esse ponto é do congresso omisso! Começaram a se preocupar, somente quando respingou em vocês.

  3. INFELIZMENTE NÃO CONFIOU NO ALEXANDRE DE MORAES DESTE DO PRIMEIRO TURNO ELE FEZ UMA ISCA DE PEIXE PARA PRENDER TODOS OPOSITORES DA ESQUERDA TALVEZ ELE SÓ PERMITIR A VOLTA DA TESOURAS.

  4. E O SEU TWITTER ESTÁ ASSIM NA DITADURA NAZISTA DO DITADOR LUIS INANCIO LULA DA SILVA
    Hmm…this page doesn’t exist. Try searching for something else.

  5. Elenice Guimarães Alencastro de Carvalho

    Infelizmente, nosso lindo e amoroso movimento se transformou numa triste destruição não só de prédios, mas também de corações esperançosos e amigos. Quanta emoção generosa e calorosa das pessoas que estiveram todos esses dias nos acampamentos, com chuvas torrenciais, num protesto coberto de razões, de forma calma e digna… sabe-se lá o porquê de tais desmandos… enfim… só Deus para nos mostrar novos caminhos…

  6. Oposição?
    Com todos sendo exterminados pela ditadura implantada e oficializada em 2023?
    Que ilusão é essa de oposição?🤦
    Triste e revoltante!🤡

    1. Alekssandra Alice Rodrigues

      Bom dia!
      Todo o desenrolar dos acontecimentos mostrou claramente a inabilidade do atual governo e seus “escolhidos”.
      A trama ficou clara diante dos olhos de quem quer ver e consegue ser imparcial.
      Descortinou a orquestração que envolveu vários atores.
      O desfecho, simplesmente catastrófico.
      Para os cidadãos em frente aos quartéis que contavam com aquele apoio e que mantinham a certeza da segurança restou a tristeza, humilhação e abandono.
      Um divisor de águas, o desconhecido acabou.
      Povo reprimido por todas as instituições que deveriam juntas nos proteger além de nos atender.
      Fomos enganados e usados para atingir objetivo escusos, dominar por completo e com autoritarismo a nós e a nosso país.
      Interesses nacionais e internacionais de todo tipo de instituição e gente subjulgam o interesse da população brasileira.
      Uma manipulação escancarada.
      A maldade em se estado puro.
      Esse teatro horroroso para fomentar internacionalmente uma narrativa e forçar a acreditarem neles muito mais que em nós é nítido.
      Temos milhares de heróis que enfrentaram mazelas dia após dia para mostrar indignação e defender a pátria.
      Essas pessoas devem ser sempre lembradas pela forma aguerrida e ordeiras que se manifestaram.
      Os infiltrados, terroristas devem ser punidos e todos os envolvidos nesta maquinação punidos severamente.
      Espero que cada um que foi mantido em cárcere encontre sua casa e família e estejam em breve em segurança.
      Essas pessoas precisarão de muito apoio para se recuperar psicologicamente.
      Deus nos abençoe e livre desta situação o quanto antes.
      Liberdade, ordem e progresso.
      Viva nosso povo brasileiro de bem!

  7. ROBERTO PIMENTEL FERREIRA

    Excelente! Traduziu o sentimento de todos (disse todos) os cidadãos de bem deste país. Sigamos na luta pelo resgate da dignidade perdida com os facínoras que tomaram literalmente o poder.
    Saudações

  8. Há crime contra os direitos humanos. Manter ventanas de pessoas presas sem motivo e por prazo indeterminado. Deve ser denunciado as Nações Unidas. Os crimes contra os direitos humanos não respondem territorialidade.

  9. Boa noite, sou sua fã, com certeza tinha pessoas infiltrad@s no meio daqueles que pacificamente quer ter o direito de protestar contra esse governo corrupto e imoral

  10. Martha Aulete Hirsch

    Boa literatura. Alta cultura. Educação de 1ª. É o que o Brasil necessita. E estímulo de qualidade: Música instrumental. É de que mais precisamos no Brasil atual. Alta literatura, para todos. E música erudita. Nos rádios etc.
    E a educação, hem? No Brasil. Brega e cafona.
    A educação no Brasil é brega. E devido ao petismo.

    O Brasil está em sua educação falido. Afinal o estilo do PT é barango.

    PT, estilão brega de ser:
    Que nivela a educação por baixo, sempre. A pior de toda américa.

    Portanto, esperemos que não seja do mesmo espectro mental… Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista aPedeuTa). O PT é cafona. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Cultura científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.